Kidba
Pen
R. Padre Manoel Luiz, 46 - Centro Monte Carmelo - MG

EM MONTE CARMELO

Esse ideal espalhou-se por vários estados brasileiros, chegando a Monte Carmelo em 1939, a convite do então prefeito Coronel José Cardoso Naves, com as primeiras Irmãs: Madre Luiza Gonzaga, Irmã Elisa, Irmã Cândida, Irmã Clemência, mulheres generosas, corajosas, imbuídas do ideal do seu fundador, que abraçaram com amor esta atividade missionária na construção do Reino de Deus.

No dia 12 de Março de 1939, à Rua Padre Manuel Luiz, nº 46, foi inaugurado o Ginásio Nossa Senhora do Amparo, na cidade de Monte Carmelo/MG. Em 1979 foi elevado a Colégio Nossa Senhora do Amparo. No percurso dos anos foram reconhecidos:Curso primário em 26 Junho de 1939; Curso Ginasial em 1948; Magistério em 1949; Pré-Escolar em 12 de Novembro de 1984; 1º a 4º Séries em 1985; e Ensino Médio em 1999. A prática pedagógica está pautada na construção de um currículo por competência, em que foi necessária a reinvenção de saberes pela necessidade de ajustá-las aos parâmetros da realidade a organização de projetos interdisciplinares visando o conhecimento através do diálogo natural entre os diversos domínios da experiência da prática educativa de cada educador(a).

       Comprometido com a formação humana dos seus educandos, o Colégio Nossa Senhora do Amparo acompanha os princípios básicos da modernidade, oportunizando a consciência plena de seus educandos, a formação crítica,questionadora, capaz de libertar-se do obscuro e de abraçar a construção de uma sociedade pautada na fé, na justiça e na igualdade. A gestão escolar oportuniza a ligação escola x família e comunidade, abrangendo uma dimensão maior na transformação e no desenvolvimento das ações coletivas,objetivando a aprendizagem efetiva e significativa dos educandos, proporcionando a descoberta da própria identidade, do conhecimento cultural e social, dentro dos princípios humanizantes e humanizadores.

 

A administração é feita pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo.

Ao longo dos anos, muitas passaram por aqui:

  • Irmã Luisa Gonzaga de 1939 a 1944;
  • Irmã Maria Clara do Sacramento de 1945 a 1963;
  • Irmã Maria Alice dos Anjos de 1964 a 1966;
  • Irmã Lúcia Castelo Branco de 1967 a 1969;
  • Irmã Teresa Cristina B. Barbosa de 1970 a 1979;
  • Irmã Calcida Alves de Lima de 1980 a 1985 e 1987;
  • Irmã Maria dos Anjos da Rocha em 1986;
  • Irmã Maria Auxiliadora Coelho de 1988 a 1993;
  • Irmã Martinha de Jesus de 1994 a 1999;
  • Irmã Maria Nilta Teixeira de 2000 a 2008;
  • Irmã Lúcia Catarina Santolin de 2009 – 2015;
  • Irmã Jandira de Aguiar de 2016 a 2017;
  • Irmã Maria Cleidimária Pinheiro de 2018 até o momento.

 

O Colégio Nossa Senhora do Amparo, desde 1939, participa da construção da sociedade carmelitana, desempenhando um trabalho educativo que tem como princípio básico, segundo as diretrizes idealizadas pelo Pe. João Francisco de Siqueira Andrade –fundador da Congregação,[...] cultivar nos educandos o espírito apostólico e ser coerentes com o que diz o Padre Siqueira: “Tudo é em vão, tudo é inútil, se lhes falta a educação do coração, o amor ao Ente Supremo, ao Autor de nossa existência”. (Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, 1994, p. 47).

 

Em 2019, 80 anos depois, as sementes plantadas continuam a brotar; o Amparo continua firme e crescente, irradiando os princípios filosóficos dos veneráveis fundadores da Congregação Franciscana: Pe. Siqueira e Irmã Francisca Pia. Formadores de cidadãos, homens e mulheres capazes de assumirem os destinos desta cidade. Neste contexto, o trabalho educativo deste Colégio tem sido essencial, merecedor de credibilidade e respeito. Irmãs, educadores, educandos e funcionários que por aqui passaram sempre deram sua parcela; grande ou pequena, mas distinta, para o crescimento do tão querido Colégio. Nestes 79 Anos de serviços prestados a esta população, convivendo com todos os desafios que a missão educativa apresenta, as Irmãs do ontem e do hoje dão testemunho de coragem ousadia e fé, transformando as situações desafiadoras em luzeiros, para que o Amparo chegue ao topo da Cultura e do saber, adequando-se aos tempos modernos, sempre acessível às necessidades dos que nos procuram sedentos de um futuro promissor.

 

Sob as bênçãos divinas e a proteção da Virgem do Amparo, o Colégio brilha anunciando os valores do Reino, a todos que foram, são e serão membros da Família Siqueirana, em Monte Carmelo. Conforme diz o refrão do hino oficial: “Vão-se as gerações e outras também vão passar, mas o Amparo sempre viverá!”

Missão

Nossa missão é oferecer uma educação integral aos alunos, “conduzindo-ospelo caminho do amor”; acreditando no potencial humano capaz de mover omundo dos corações e viver dignamente como filhos de Deus.

Brasão oficial

A arte e histórico do brasão foram criados por Irmã Ignez Guerra -pernambucana, ex-aluna do Colégio e Irmã Carmelita de Jesus – cearense (ambas falecidas), estudiosas e pesquisadoras que buscaram na heráldica a fundamentação para descrever nosso brasão. Através da Bíblia e da vivência cotidiana, encontraram inspiração para o verdadeiro sentido do que seria nossa marca como educadores da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo. CORES: azul e branco: reverenciam Nossa Senhora, verde e amarelo: homenageiam nosso Brasil.

Visão

É fundamentada em Jesus Cristo, que inspira nossas ações educativas, a fim de assegurar aos nossos alunos uma formação pacífica, ética, acadêmica e sólida para assumirem suas posições na sociedade superando os desafios atuais.

Cores

Azul e branco: reverenciam Nossa Senhora

Verde e amarelo: homenageiam nosso Brasil

Valores

Buscamos cultivar em nossos alunos a paz interior e os valores essenciais:respeito, justiça e honestidade; tornando-os conhecedores dos seus direitos e deveres, capazes de preservar a natureza, colaborar com a sustentabilidade e conviver harmoniosamente com os seus semelhantes.