Kidba
Pen
R. Padre Manoel Luiz, 46 - Centro Monte Carmelo - MG

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A educação é o caminho da luz, da paz, da verdadeira nobreza e felicidade. Padre Siqueira

MISSÃO DA ESCOLA

Inspirados na Filosofia Siqueirana, fiéis ao ideal de educar numa prática pedagógica iluminada pela mística cristã, buscamos formar o educando livre e responsável, consciente de seus direitos e deveres, limites e possibilidades, capaz de conviver com seus semelhantes, construindo um mundo mais humano onde reine justiça, solidariedade e paz.

O Colégio Nossa Senhora do Amparo tem a missão de oportunizar a formação da criança e do jovem para participar de uma sociedade ativa, dinâmica e complexa como a atual, que exige uma aprendizagem contínua e autônoma, bem como o aprimoramento dos educandos como ser humano, na sua formação moral, religiosa e ética, e o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para a vida e o desenvolvimento de competências para aprimorar o seu aprendizado, a luz dos princípios norteadores dos pilares da educação e da Filosofia Siqueirana do Amparo.

Primar pela disciplina, organização e responsabilidade, valorizando a tríade educando-família-escola da participação consciente e ativa da família que é à base da formação da criança e do jovem, o alicerce do cidadão. Através de práticas pedagógicas desafiadoras, do estímulo à participação ativa da família na busca contínua do conhecimento e da educação para a vida.

Enfim, promover a formação integral dos educandos advém do compromisso dos educadores com a missão de educar, aplicando uma prática pedagógica eficaz, vivenciando projetos a serviço da vida, aprimorando os valores humanos cristãos, sendo cidadãos participativos, capazes de inovar e construir novas estratégias viabilizando a apreensão do conhecimento baseados na fraternidade e no amor, oferecendo-lhes uma educação do coração e do compromisso sócio-cultural-ético.

Toda a comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora do Amparo é chamada a viver a fraternidade a exemplo de São Francisco, a ser Amparo de Deus no mundo, acolhendo a todos como servos da vida e de todas as criaturas.

NOSSOS VALORES

“Aprender a ser, a conviver, a conhecer e a fazer”.

Inserido no contexto de que a realidade nacional mostra uma sociedade marcada por um processo de mudanças contínuas em todos os setores e a realidade local não se distancia, é que o COLÉGIO NOSSA SENHORA DO AMPARO tem como proposta educacional a vivência dos valores e necessidades segundo a época.

Solidariedade - ser solidário com o seu semelhante em todas as situações, ajudando-o e sendo presença.

  • Honestidade – para ser digno, verdadeiro, íntegro.
  • Respeito mútuo – para reconhecer o outro com a mesma dignidade.
  • Caridade – para ver o outro como filho de Deus, merecedor de perdão.
  • Autoestima – para fazer as pessoas, felizes e sentir-se feliz.
  • Fidelidade - para ser leal consigo mesmo e com o projeto de vida que Deus tem para si.
  • Coragem – para ser perseverante na prática constante do bem.
  • Criatividade – para inovar, criar, sair da rotina, evitar monotonia.
  • Liberdade - para fazer sempre o bem. O mau, nunca a ninguém.
  • Responsabilidade – para assumir posturas coerentes com o que fala, e posicionar- se com lucidez diante das surpresas da vida.
  • Capacidade de Conviver - participar e cooperar com as pessoas em todas as atividades desenvolvidas no Colégio, na família e na sociedade.
  • Fé - para amar, acreditar e confiar em Deus acima de tudo.

VISÃO DE FUTURO

“A Educação Siqueirana é uma educação para a comunhão”. Padre Siqueira

Uma escola deve estar preparada para transformar seu cotidiano e gerar nas rotinas educacionais o espírito inovador de fazer sempre o melhor buscando utilizar os conhecimentos científicos como forma de atuação e meio sustentável para uma atuação plena na sociedade, atraindo diariamente mais criatividade aos seus procedimentos educacionais transformando a educação com base em uma proposta educacional diferenciada para todos que dela fazem parte.

Partindo deste princípio é que o Colégio Nossa Senhora do Amparo visa o futuro baseando também na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, em que a luz da verdade e dos exemplos de Pe. Siqueira, oportunizem a todos serem iguais em direitos e deveres vivendo como filhos de Deus e que a educação seja a soma de valores humanos que transforma situações injustas em relações fraternas, mediadoras e responsáveis a fim de que o ser humano possa evoluir rumo à sua plena auto-realização.

Buscar uma sociedade em que mulher e homem sejam sujeitos de sua própria história e tenham condições de crescer em todas as dimensões, assumindo o Evangelho, comprometendo-se com o projeto de Cristo: amor, verdade e justiça, em que a família seja a fonte de transformação do indivíduo, oferecendo os meios necessários para que suas habilidades sejam desenvolvidas, e vivenciem valores como: honestidade, respeito mútuo, solidariedade, resiliência, caridade, autoestima, liberdade com responsabilidade, fidelidade, coragem e criatividade; uma sociedade formada por pessoas com liberdade de pensamento e expressão que saibam questionar e criticar para construir, pessoas que respeitem o espaço alheio e apóiem iniciativas trocando experiências conscientes de seus avanços e recuos; uma sociedade segundo a Proposta de CRISTO, deixando visível a prática do amor, da partilha, da missão de ser cristão, e que os homens vivam em paz com Deus e os irmãos. Buscamos uma sociedade esclarecedora em que os meios de comunicação sejam transparentes, não alienantes nem deturpadores, mas capazes de formar o homem que preserve a vida e o SER que preencha o espaço do TER.

Como escola católica, queremos nos comprometer com a Educação libertadora, numa Igreja dinâmica que servirá de luz para todos que mantém a esperança de paz e justiça. Desta forma, os educandos de hoje serão “cidadãos úteis a Deus, à Pátria e a humanidade”, que tanto os espera.

CONTEXTUALIZAÇÃO

A realidade brasileira, com a política neoliberal vigente, mostra-nos que a sociedade atual é marcada por um processo de rápidas mudanças e transformações. Estas mudanças fazem-nos perceber a instabilidade sócio-econômica em alguns setores, desestruturação familiar, corrupção, discriminação, inversão de valores, má distribuição de renda, descompromisso de alguns profissionais de educação e saúde, preconceito, mídia alienante, consumismo acelerado, falta de moradia e desrespeito à natureza, à vida.

Inserido nessa realidade, o Colégio Nossa Senhora do Amparo tem como proposta educacional, atender às novas exigências educativas, segundo a época, valores e necessidades.

O amor à educação, a visão global da realidade e vivência de um projeto pedagógico comprometido com as grandes causas sociais, começam a reverter esta situação, abrindo novos horizontes para proporcionar ao ser humano oportunidade segundo a Filosofia Siqueirana e o projeto libertador de Jesus Cristo.

Frente às experiências vividas, surgem as seguintes necessidades, as quais iremos nos comprometer como educadores:

  • Incentivar os educadores a refletir sobre a Mística cristã e a Identidade Siqueirana (educação do coração) investindo constantemente na formação contínua.
  • Vivenciar valores culturais, cívicos, políticos e religiosos. Resgatar os valores indispensáveis a uma boa convivência e a cidadania.
  • Estimular nos educandos a construção do conhecimento através de leitura, interpretação, participação em olimpíadas, gincanas, simulados, pesquisas excursões culturais.
  • Atualizar e revisar os conteúdos programáticos e os componentes curriculares, bem como a adequação metodológica.
  • Atualizar o acervo da Biblioteca
  • Implementar novos materiais no Laboratório de Ciências.
  • Acompanhar o desenvolvimento integral do educando, procurando conhecer mais profundamente o aluno.
  • Criar momentos para avaliar o processo educativo da comunidade educativa.
  • Proporcionar momentos Família e Escola.
  • Promover Encontros de Evangelização para educandos e Educadores.
  • Enriquecer a sala Pedagógica com jogos educativos para os seguimentos.

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

Nosso ano letivo tem 200 dias, dividido em três etapas. Normalmente, em cada etapa o professor aplica duas avaliações, simulados e trabalhos. O dia letivo é composto de cinco horários de 50 minutos para Educação Infantil e Ensino Fundamental e seis horários de 50 minutos para o Ensino Médio. Em julho são reservados quinze dias de recesso para alunos e professores e, no mês de janeiro, temos o período de férias.

Durante o ano, realizamos vários projetos e comemorações como: Festa de Nossa Senhora do Amparo, Festa Junina, Dia do Estudante, Páscoa Solidaria, Festa da Família, TA (Tarde no Amparo), Noite Literária, TE (Tempo Encantado) Feira de Ciências e Matemática, Mostras de Arte, Literárias e Culturais, Dia de Ação de graças, Turismo Pedagógico, entre outros.

No final de cada trimestre, após fecharmos os diários, acontece à recuperação da etapa, em que os pontos de trabalho, projetos e simulados são mantidos e ministra-se uma prova com valor exclusivo das avaliações formativas. A recuperação paralela acontece durante todo o processo de ensino aprendizagem.

Caso o aluno tenha perdido alguma prova na etapa, é marcado um dia para que ele possa fazê-la, desde que tenha preenchido um requerimento na secretaria da escola.

Após o fechamento do ano letivo (200 dias), o aluno que não conseguiu a média necessária para ser aprovado, tem uma semana de aula para que faça os trabalhos da recuperação com a orientação do professor e, depois, ele faz uma avaliação. Da somatória do trabalho e da avaliação, resulta a nota final.

Ainda se o aluno não conseguiu aprovação na recuperação final, ele terá uma nova chance com os Estudos Independentes. Ele fará uma única prova com valor de 40 pontos e, para ser aprovado, terá que atingir, no mínimo, 26 pontos. E não ultrapassar o 75% de falta ao longo de todo o ano. As reuniões de módulo, conselhos de classe e reuniões de pais acontecem de acordo com a legislação trabalhista.